
Esta obra coletiva, com a chancela da Academia Brasileira de Direito da Seguridade Social – ABDSS, nasce como um artefato crítico e necessário, em um tempo em que a segurança social, antes horizonte civilizatório, passou a ser tratada por segmentos decisórios como um obstáculo contábil.
É precisamente nesse paradoxo — entre a promessa constitucional de um Estado de Bem-Estar e a racionalidade fiscal de viés regressivo — que se inscreve o mérito desta coletânea, que se dedica a revelar pesquisas do Silogeu acerca de possíveis novas fontes da Seguridade Social, bem como meandros e polêmicas quanto à Previdência Complementar no Brasil, temas de muita relevância para um pensar diferente em face das triviais reformas previdenciárias paramétricas, que cansativamente ocorrem no país.
As pesquisas não se limitam a registrar diagnósticos, mas ousam formular alternativas, refundar conceitos e, sobretudo, resgatar o valor normativo do pacto social brasileiro. Ao reunir autores e autoras de notória trajetória acadêmica e institucional, a ABDSS não apenas documenta um conjunto de reflexões, mas pavimenta uma agenda transformadora para o campo jurídico e político da seguridade social.