A Academia Brasileira de Direito da Seguridade Social foi fundada em 14 de novembro de 2018, em Coimbra, Portugal, no decorrer de umcongresso internacional sobre “Direito do Trabalho e Previdenciário Comparado Brasil x Portugal” realizado na Universidade de Coimbra, por iniciativa e sonho visionário dos doutores Océlio de Jesús Carneiro de Morais e Hélio Gustavo Alves, que se tornariam, respectivamente, seus primeiros Presidente e Vice-presidente e patronos das Cadeiras nº. 1 e 2 do novel Silogeu. Como objetivo, desenvolver estudos nos ramos das ciências securitárias no Brasil, com espírito de colaboração acadêmica interdisciplinar e como instrumento de efetividade do princípio da dignidade humana. Assim dispõe o lema da Academia: HumanæIura et Dignitatem (Direitos Humanos e Dignidade).

Na ocasião, ficou definido que os futuros membros deveriam ser doutores em Direito, com vivência acadêmica, produção científica e atuação na área do Direito Previdenciário. Os primeiros doutores convidados a ingressar na Academia estavam entre os participantes do Pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos do convênio entre o “Jus Gentium Conimbride” e a Universidade de Coimbra, seguidos dos doutorados pelo Programa de Pós-Graduação da PUC de São Paulo.

A instalação oficial da Academia e a posse formal dos seus 16 primeiros membros titulares ocorreram na cidade de São Paulo, no dia 5 de abril de 2019, em sessão solene realizada no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Nos períodos seguintes, mais 15 membros foram empossados, totalizando 31 acadêmicos perpétuos, dos quais 2 pediram seu desligamento e 1 veio a falecer, remanescendo no presente um total de 28 acadêmicos ativos, além dos 3 hoje (5-4-2024) empossados. A ABDSS conta também com 1 membro correspondente no Chile, 1 membro honorário no Peru e 2 em Portugal. O histórico da Academia foi enlutado em 25 de dezembro de 2021 com o falecimento do notável magistrado e jurista doutor Pedro Paulo Teixeira Manus, primeiro titular perpétuo da Cadeira nº. 23, ainda vaga.

Em 11 de abril de 2019 foi instituído o hino oficial da Academia, com letra do confrade Océlio de Jesús Carneiro de Morais e música de Vicente José Malheiros da Fonseca. Estabeleceram-se também os modelos de brasão, distintivo e indumentária.

A segunda e atual Diretoria da ABDSS, encabeçada pela Presidente Roberta Soares da Silva, foi eleita e empossada no dia 29 de abril de 2022.

Nestes seus 5 anos de existência (dentre os quais o largo período da pandemia do Coronavírus), a Academia já demonstrou a que veio.

No dia 27 de setembro de 2019, realizou em Santarém (Pará) o seu I Congresso Nacional, tendo como tema central “O futuro da proteção social no Brasil com a reforma da Previdência”. Durante o evento houve ainda a oficialização do hino da ABDSS e o lançamento do primeiro livro da Academia com o título “Sistemas de Seguridade no Mundo – a dignidade humana está em primeiro lugar?”.

Em 2020, trouxe a lume o segundo livro, intitulado “Constituição, trabalho e previdência: desafios a superar na sociedade tecnológica”.

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2021, realizou, em parceria com a Academia Chilena de Seguridade Social, o seu exitoso I Congresso Internacional, com o tema central “Seguridade social na América Latina: desafios no século XXI”. Desse evento surgiu o livro de mesmo título, já o terceiro, além de sua versão onlineem espanhol.

Nos dias 17 e 18 de novembro de 2022 realizou o II Congresso Nacional de Seguridade Social, com o tema “Direitos fundamentais em tempos de crise”, no primeiro dia presencial em Belo Horizonte e no segundo de forma virtual pelo YouTube.

Em 10 de novembro de 2023 a Academia celebrou convênio de colaboração com a Universidad de Castilla-La Mancha, campus de Toledo, na Espanha, assegurando para seus membros descontos na inscrição nos cursos de pós-graduação daquela universidade.

Nos dias 15 a 17 de novembro de 2023 a ABDSS em parceria com o Consinter – Conselho Internacional de Estudos, participou do seu X Simpósio Internacional, na forma hibrida, com transmissão direto da Faculdad de Derecho na Universidad de Barcelona, com apresentação de artigos científicos, com temas relacionados à Seguridade Social, os quais serão publicados na Revista Consinter/Editora Juruá, com Qualis A 3. Participaram do evento membros da ABDSS, bem como professores e alunos da PUC/SP.

A Academia, em virtude da parceria Consinter/ABDSS, em novembro de 2023 teve seu reconhecimento internacional, por associações espanholas, como uma Academia de referência mundial, pela qualificação de seus membros e sua produção científica e, com isso, surgiu o convite por meio de contato com o Confrade Marcelo Borsioe de sua presidente Roberta Soares da Silva, para participar da fundação da Associação Internacional de Proteção Social (InternationalAssociationof Social Protection-Asociación Internacional de Protección Social – IASP-AIPS).

Em Madri, no dia 19 de novembro encontraram-se dois presidentes de associações espanholas e a presidente da ABDSS, o que resultou na oficialização do convite para fundação da Associação Internacional, por intermédio dos Srs. Carlos Garcia de Cortázar (AESS) eEduardo López Ahumada (IELAT).

Em 20 de dezembro de 2023, restou fundada a Associação Internacional de Proteção Social, que, atualmente, conta com os seguintes países membros em formação (https://www.iasp-aips.org):

(a)        Instituto Europeu de Relaciones Industriales, IERI, Espanha, sendo seu presidente AntonioOjedaAvilés;

(b) Academia Brasileira de Direito da Seguridade Social (ABDSS), por sua presidente Sra. Roberta Soares da Silva e membro diretor Marcelo Borsio (abdss.org.br);

(c)        Indian Social Security Law Academy – ISSLA, por seu presidente Sr. FaizAyatAnsari;

(d)       Asociacion Peruana de Seguridad Social – APSS, por seu presidente Sr. Leopoldo Gamarra Vilchez;

(e)        Asociación Argentia de Seguridad Social – por seu presidente Sr. Jorge Garcia Rapp;

(f)        Asociación Española de Salud y Seguridad Social, AESSS, por seu presidente Sr. José Luis Monereo;

(g)        Asociación Española de Salud y Seguridad Social, AESSS, por seu vice-presidente Sr. Carlos García de Cortázar;

(h)       Instituto de Estudios Latinoamericanos de la Universidad de Alcalá de Henares, presidente de IELAT, Sr. Eduardo López Ahumada;

(i)        Instituto de Investigación de la Asociación Coruñesa de Jesús Martínez Girón, presidente del Asociación Coruñesa de Derecho Comparado del Trabajo y Seguridad Social;

(j)        Instituto de Investigación de la Asociación Coruñesa de Alberto Arufe Varela, Vicepresidente del Instituto de Investigación de la Asociación Coruñesa de Derecho Comparado del Trabajo y de la Seguridad Social;

(k)       Asociación de Estudios de Seguridad Social de Uruguay, AESSU, por seu presidente Sr. Álvaro Rodríguez;

(l)        Asociación Colombiana de Seguridad Social, ACSS, por sua presidenteSra. Marta Monsalve Cuéllar;

(m)      Academia Mexicana de Seguridad Social, AMSS, por sua membro fundadora Sra. María Ascensión Morale;

(n)       Centro de Estudios de Seguridad Social, Escuela de Estudios Estratégicos y Globales, Universitas Indonesia, Central Jakarta, Indonesia, por sua diretora Aryana Satrya;

(o)       Asociación de Mujeres Laboralistas de Andalucía, AMLA, por sua presidente Sra. Teresa Velasco Portero, Universidad Loyola;

(p)       Asociación de Letrados del INPS, Italia, por seu representante Sr. Pietro Capurso, letrado de INPS;

(q)       la Asociación de Letrados del INPS. Miembro del Seminario Maceratense di Sicurezza Sociale. Rivista Variazioni su Diritto de Lavoro, por seu representante Sr.  Guido Luigi Canavesi, Universidad de Macerata;

(r)        Asociación Académica Nacional de Protección Social, AANPS, Universidad del Atlántico, Barranquilla, Colombia, por seu presidente Sr. Jorge Luís Restrepo Pimienta;

(s)        Sr. Danny Pieters, magistrado del Tribunal Constitucional de Bélgica y presidente del European Institute of Social Security, EISS, Lovaina (observador);

(t)        Antonio di Stasi, abogado y catedrático de la Universidad de Ancona, Itália, por la Asociación Italiana de Seguridad Social, denominación provisional (observador);

(u)       Stefano Corso, catedrático de la Universidad de Milán, Itália, por la Asociación Italiana de Seguridad Social, denominación provisional (observador).

Em 6 de março de 2024, foi celebrado o convenio Consinter/ABDSS para o XI Simpósio Internacional, a realizar-se na Universidade Complutense de Madri, nos dias 13 a 15 novembro p.f.

Deste sucinto retrospecto histórico, pode-se concluir que a Academia Brasileira de Direito da Seguridade Social, antigo anseio de renomados juristas da área previdenciária, constitui-se hoje em sólido ambiente de estudo e pesquisa no campo mais amplo da seguridade social e que, em pouco tempo, já vem se consolidando como fonte de elevada produção científica e conquistando espaço no país e no exterior. Se sua ainda breve trajetória tem sido de lutas, mas também de conquistas, seu futuro é induvidosamente promissor.

Categorias: Blog